Entrevista a Vasco Canhoto, candidato do PS à JF Santo Aleixo

– Desde as últimas Autárquicas, o que correu bem e o que correu menos bem na JF Santo Aleixo?

Aquilo que correu melhor na nossa Freguesia foi, naturalmente, a inauguração do Lar. Um projeto do PS, é certo, mas concretizado e bem pelo atual executivo camarário. Isto apesar de não concordarmos com a sua localização, a qual colocou os seus utentes afastados de tudo e de todos. O projeto inicial, previsto para o local do antigo campo de futebol, teria sido o ideal.

O pior foi mesmo a limpeza da freguesia, a qual nunca esteve como está agora. Sempre primámos por termos uma terra limpa e bem cuidada e isso, nestes últimos anos, deixou de acontecer. Não pelo desleixo de todos nós, mas sim pelo descuido de quem nos governa localmente. Depois a não resolução da recuperação da rede de águas e esgotos. As promessas e a expetativa foram muitas, mas nada se concretizou. As ruturas são quase diárias, com os naturais transtornos causados à população. Por fim, e só para falarmos em algumas, a não recuperação da estrada de ligação à Orada. Também uma grande promessa do atual executivo, mas que não foi concretizada.

 – Quais são as linhas orientadoras do seu programa?

Em breve sairá o programa eleitoral global do PS para todo o Concelho, onde estarão também as nossas propostas para a Freguesia. No entanto, adianto desde já o nosso compromisso para com aquilo que afirmei mais acima e que considerei o mais negativo na Freguesia. A limpeza e manutenção urbana, a pressão sobre o executivo camarário que vier a ser eleito para a recuperação da rede de águas e esgotos, bem como da estrada para a Orada. Naturalmente que espero que seja a Maria Fonseca a nossa próxima Presidente da Câmara, uma vez que tem uma visão de futuro completamente inovadora e de progresso também para a nossa Freguesia.

– Como encara o combate eleitoral que se avizinha, tendo em conta os candidatos dos outros partidos?

Com a maior calma, tranquilidade e expetativa. Como todos sabem, nunca necessitei da política para fazer o meu percurso profissional nem de vida. Aceitei este desafio para, em conjunto com toda a equipa, fazermos mais e muito melhor por St. Aleixo. E isso é possível! Não estou obcecado em ganhar. Quero vencer as eleições, não por mim, mas por St. Aleixo. No dia a seguir às eleições, quer ganhe ou não, serei exatamente a mesma pessoa. Mas tenho a consciência absoluta, ouvindo como sempre faço, as pessoas da minha terra, que iremos vencer estas eleições a bem de St. Aleixo.

– O que mais falta faz a Santo Aleixo? Quais são as maiores necessidades atuais de Santo Aleixo?

O desenvolvimento económico, a limpeza e manutenção da freguesia, a reparação da rede de águas e esgotos, a recuperação da estrada para a Orada, mais apoios para os jovens, incentivo e apoio ao associativismo, bolsas de terreno para autoconstrução, apoio aos empresários da freguesia, apoio aos nossos idosos, mantendo a proximidade que uma Junta de Freguesia deve ter para os ouvir diariamente, porque são eles que muito têm para nos ensinar, entre muitas outras. Mas destaco aqui o projeto que a equipa do PS candidata à Junta e à Câmara têm para os nossos Bonecos de St. Aleixo! Porque são parte da nossa cultura e da nossa identidade enquanto santoaleixenses! Em breve se saberão quais as nossas ideias em concreto.

– Após a construção e inauguração do LAR, qual será a grande obra em perspetiva agora na Freguesia?

Já o referi aqui repetidas vezes. A recuperação da rede de águas e esgotos e da estrada para a Orada. Mas principalmente a recuperação da identidade da nossa terra, a preocupação com a limpeza. St. Aleixo tem que ser, primeiro que tudo, agradável para quem cá vive e procurar ativamente, em conjunto com a Câmara Municipal e outras entidades, novos investimentos que promovam o emprego e o desenvolvimento. Mas atenção, não aceitaremos todo o tipo de investimentos! O turismo e os investimentos ambientalmente sustentáveis e que não destruam as nossas principais características, terão sempre o nosso total apoio.

– Quais as expetativas para estas eleições?

Não quero falar em expetativas sobre o ato eleitoral em si. Quero acima de tudo que tudo decorra conforme é apanágio das pessoas de St. Aleixo. De forma calma, ordeira, democrática, com respeito uns pelos outros e onde a amizade prevaleça entre todos depois do dia 26. Depois da nossa vitória, quero continuar a ser amigo, trabalhar com todos, respeitar e ouvir as opiniões de todos, inclusive, dos nossos adversários políticos. Que nunca serão nossos inimigos!

Siga a numeração para continuar a ler a entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *