Entrevista a Cristóvão Crespo, candidato do PPD/PSD à CM Monforte

Antes de responder às questões colocadas quero dar os parabéns ao Naturais e Amigos – Santo Aleixo, pelo serviço que prestam à Comunidade ao transmitir as propostas das diferentes forças políticas que concorrem às eleições autárquicas, momento mais nobre numas eleições onde a proximidade à população é mais vincada.

– Desde as últimas Autárquicas, o que correu bem e o que correu menos bem na CM Monforte?

O PSD nunca teve responsabilidades na condução dos destinos do Concelho, ao longo dos 45 anos de poder local democrático, mas isso não nos leva à critica fácil, antes temos sempre uma postura construtiva, honrando o nosso lema de campanha “Por Respeito e Coerência”.

Por isso a avaliação do mandato pode ser geral ou mais exaustiva, sendo geral aquilo que temos é o sabor amargo de sentirmos que o Concelho caminha sempre na retaguarda na resolução dos problemas e passados 4 anos esse sentimento ainda é mais profundo.

Mas, mais grave, é que além de sentirmos que somos sempre os últimos a resolver as necessidades mais básicas, resolvidas por outros concelhos há muito tempo, podemos estar a criar novos e complicados problemas para o futuro.

Claro que se formos mais exaustivos, encontramos de bom o Lar de Santo Aleixo a funcionar, mas só após o caminho percorrido pelas propostas do PSD desde 2009 e só acolhidas muitos anos depois pela CDU e pelo PS.

Vai também ser concluída a obra da Escola de Monforte, após anos e anos de ouvirmos falar da necessidade das obras até por causa do amianto.

Qualquer uma das obras só foi possível avançar, porque todos os outros concelhos no âmbito da CIMAA, e dado o nosso atraso, o permitiram.

Fomos os últimos a resolver estas necessidades básicas e fundamentais.

– Quais são as linhas orientadoras do seu programa?

O programa eleitoral tem subjacentes três grandes prioridades para o Concelho e que são determinantes para o futuro, enuncio-as por uma ordem, mas todas tem a mesma prioridade e urgência.

Promover o desenvolvimento económico, essencialmente na dimensão agrícola e pecuária, através da criação de emprego, da consolidação da área social, apostando na cultura, educação, desporto, juventude e turismo.

Dar qualidade de vida às pessoas, em todas as freguesias, nuns casos com problemas comuns, mas noutras situações com problemas diferentes, mas que precisam ser encaradas e resolvidas para bem da população.

Garantir a segurança efetiva e sentida por toda a população e agentes económicos, determinante para que as pessoas se possam sentir com estabilidade emocional, seguras e felizes

– Como encara o combate eleitoral que se avizinha, tendo em conta os candidatos dos outros partidos?

Ainda que em sentido figurado não gosto de utilizar a expressão “combate” para um ato eleitoral, em democracia o que se pretende evitar é exatamente que os problemas se resolvam com guerras ou batalhas, antes sejam o resultado das opções pensadas e escolhidas por todos os eleitores, com igual respeito por vencedores e vencidos.

Dito isto, todos os candidatos dos outros partidos, me merecem um grande respeito e tenho a certeza que estão a apresentar as propostas que lhe parecem as mais adequadas para o Concelho.

Certo que “Por Respeito e Coerência” a nossa candidatura apresenta os melhores candidatos e candidatas, melhor preparados e com as melhores ideias, para Vaiamonte, Santo Aleixo, Monforte e Assumar.

– O que mais falta faz ao Concelho?

Nesta entrevista as perguntas são basicamente iguais às da eleição anterior e as respostas também podem ser iguais.

Sendo assim algo está errado, ou quase tudo está errado, porque significa que estamos no mesmo ponto, não avançámos de forma visível na construção de soluções para os problemas das pessoas.

Como afirmei, aqui mesmo, o principal problema é a falta de visão de futuro de quem tem conduzido os destinos da Câmara Municipal, não tem havido planeamento estratégico, nem capacidade de antecipar os problemas e identificar oportunidades.

Siga a numeração para continuar a ler a entrevista.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *