Nascido em 1995, o jovem poeta lança o seu primeiro livro de nome “Alma de Sonhador”. Estivemos à conversa com Fernando Corado, que vai lançar o seu livro na manhã do sábado de Festa, pelas 11:30h.
O lançamento do livro vai ocorrer na Casa da Cultura de Santo Aleixo, que esta situada nas antigas escolas.
De onde surgiu a ideia de lançar um livro de poesia?
Inicialmente, quando comecei a escrever poesia, nunca pensei em lançar um livro. Essa ideia surgiu durante o ensino secundário, onde uma das temáticas abordadas era justamente a poesia. Nessa altura, pensei juntamente com a professora de Português que poderia reunir uma coletânea de todos os meus poemas e editar um livro.
Quando começaste a escrever?
Acho que a poesia, tal como outro talento, nasce com as pessoas, mas precisam de ser “limados” e desenvolvidos para que os possamos encaminhar para um bom porto.
Posto isto e apesar dos primeiros poemas deste livro estarem datados de 2009, comecei a escrever desde muito cedo. Foi o meu avô Francisco João de Sousa que me encaminhou para esta vida. Ele escrevia-me e contava-me poemas, sobre os quais eu gostava de refletir e a partir deles escrever outras quadras e poemas.
O livro chama-se “Alma de Sonhador”. Vamos conhecer um pouco melhor a Alma do Fernando ou um Fernando Sonhador?
Essa é uma boa questão. Eu não escolhi este título ao acaso. Este título e este livro revelam aquilo que eu sou. Ao lerem este livro poderão conhecer-me melhor, poderão conhecer-me em cada momento (em cada poema). Posto isto, este título revela muito da minha personalidade e o meu olhar sobre o mundo que me rodeia.
Posto isto, este título tem que ser analisado de forma integral e não pode ser separado. Ou seja, este título e este livro revelam a Alma do Fernando e o Fernando Sonhador.
Porquê este título?
Eu sou uma pessoa que gosta muito de imaginar cenários e escrever poemas e textos sobre os mesmos. Considero-me um autêntico Sonhador. Mas ao mesmo tempo considero-me um autêntico crítico, pois analiso tudo o que se passa ao meu redor e escrevo sobre isso mesmo.
É o primeiro de muitos livros que tencionas escrever? Sempre na temática da poesia?
Já estou a preparar a próxima edição. E sim, a temática será a poesia, como não podia deixar de ser.
Que impacto tem a poesia na tua vida?
Como disse o dom para as letras nasceu comigo. Só foi apurado com a ajuda do meu avô. De vez em quando, numa ocasião imprevista, surge-me uma quadra e, mais tarde, começo a escrever um poema através desta quadra. Eu só sei comunicar por escrito. Acho que fui habituado assim. Posto isto, acho que a poesia tem um impacto gigantesco para mim.
Quem é o Fernando Corado?
O Fernando Corado é uma pessoa muito simples e que odeia profundamente pessoas que se “façam mais do que aquilo que são”. É uma pessoa que gosta de ver reconhecido o seu trabalho. Além disso, o Fernando é uma pessoa que ama as suas raízes, ou seja, ama Santo Aleixo.
.