Bonecos de Santo Aleixo em destaque na Festa do Avante

Texto e foto: Cendrev / EeTj

Espaço Central da Festa do Avante acolhe exposição sobre os Bonecos de Santo Aleixo. A origem, a história, as famílias de bonecreiros, a atuação, o reportório, os Bonecos e o seu papel de contrapoder – com o Mestre Salas e o Padre Chancas como anfitriões do espetáculo – guiam o público por esta maravilhosa criação do imaginário popular alentejano.

No espaço da exposição vão ter ainda lugar representações, seguidas de contactos com os espectadores, visitas guiadas e um debate sobre este importante espólio da nossa cultura popular que, nas últimas décadas, já foi apreciado também em muitos países do mundo.

Esta não será a primeira vez que os Bonecos de Santo Aleixo vão à Festa do Avante, há muitos anos na Ajuda, atuaram no Avanteatro.

No Ano Europeu do Património Cultural, 2018, o seu regresso, agora no Pavilhão Central, é um momento especial porque vamos poder mostrar os diferentes aspectos deste teatro de títeres do Alentejo que, como referiu Michel Giacometti: … nada se conhece comparável a este espectáculo, pelo menos na Europa Ocidental, onde as famosíssimas marionetas que sobrevivem na Bélgica e na Sicília não possuem a tal ponto estas qualidades de rigor e fantasia na expressão, nem tão pouco esta virtude rara de salutar agressividade.

Já vão longe os tempos em que no Alentejo o teatro dos títeres era uma das poucas diversões das gentes destes lugares, mas a verdade é que os bonecos não perderam o brilho e continuam a encantar o público na aldeia de Santo Aleixo que lhes deu o nome, onde a memória destas “figuras de pau” continua a alimentar conversas, mas também, seguramente, nesse imenso palco da nossa cultura que é a Festa do Avante.

Os Bonecos de Santo Aleixo, propriedade do Cendrev – Centro Dramático de Évora – são manipulados por uma “família” constituída por atores profissionais, Ana Meira/Isabel Bilou/Gil Salgueiro Nave/José Russo/Victor Zambujo, que garantem a permanência do espetáculo, assegurando assim a continuidade desta expressão artística alentejana.

O programa apresenta espetáculos, visitas guiadas à exposição e um debate.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *