Aleixo’s House: “Acreditamos que a felicidade mora aqui e queremos que quem visita o nosso espaço, acredite também!”

– Como surgiu a ideia da Aleixo’s House?

Andávamos com a ideia de nos envolvermos num projeto diferente daquilo que fazemos profissionalmente no nosso dia a dia. Procurávamos algo relacionado com o turismo ou com um local de convívio, do tipo de uma casa de chá num espaço retirado da cidade.

– Qual o grande objetivo da Aleixo’s House?

Depois de conhecermos o espaço, rapidamente percebemos que este cantinho no Alentejo merecia ser partilhado e, por isso, iniciámos este projeto de modo a permitir que muitos mais o experienciassem e desfrutassem também.

Essencialmente, a Aleixo’s House é o ponto de partida ideal para, por um lado permitir um total refresh do dia a dia exigente e esgotante da vida nas cidades, por outro lado para que, de uma forma tranquila se possa conhecer, em passeios de um dia, os imensos locais de interesse que rodeiam esta pequena aldeia e regressar a casa para descansar, carregar baterias e voltar ao passeio no dia seguinte.

– O Alentejo está na moda, penso que essa opinião é geral. Como se pode aproveitar a região para potenciar a Aleixo’s House?

A região que circunda a Aleixo’s House é riquíssima, quer em contextos históricos, patrimoniais e culturais, quer gastronómicos.

O nosso alojamento é ideal para a realização de refeições no pátio, banhadas pelo sol alentejano e o cantar da natureza. Neste espaço é possível confraternizar com um grupo de amigos , que partilhem a casa, usufruindo de jantares de mesa cheia com bom pão, queijo e vinho. Ou idas até Estremoz para desfrutar de um almoço num dos muitos restaurantes aí existententes, podendo à noite ir até Badajoz para degustar um saboroso jantar ou as famosas tapas.

– Como vieram parar a Santo Aleixo?

Sabendo deste nosso interesse, um dia, fomos convidados por um casal amigo, que tem casa e raízes familiares em Santo Aleixo, para virmos visitar a aldeia e ver uma casa que estava para venda. Apaixonámo-nos pela casa, pela paisagem circundante, pela calmaria que transmite  e pelas gentes da aldeia.

A Aleixo’s House divide-se em três áreas principais: a área de exterior com um pátio, jardim e churrasqueira, de onde se tem uma vista lindíssima do nascer e do por do sol, sobre as planícies alentejanas.

E a área interior que se subdivide na área mais reservada, onde se localizam: uma casa de banho completa de apoio a dois  quartos com camas de casal e roupeiros ; uma suite com casa de banho privativa.

Na área comum, encontramos um hall de entrada, uma cozinha equipada com todos os eletromésticos; uma casa de banho de serviço; uma sala de estar com salamandra  e uma sala de jantar adequada para 8 pessoas.

– Qual é a melhor coisa da casa? E que está para melhorar?

Consideramos que o ponto forte da casa é mesmo o tipo de construção, está bem estruturada e proporciona conforto. É uma casa típica alentejana, com o conforto dos nossos dias.

Para melhorar, será a implementação de uma piscina no exterior. Projeto que a médio prazo será concretizado. Talvez no próximo verão.

– O que pode deixar o visitante sem palavras, ao entrar na Aleixo’s House?

Acreditamos que a felicidade mora aqui e queremos que quem visita o nosso espaço, acredite também!

– O que podemos esperar da Aleixo’s House para os meses de verão? E para o Inverno?

Durante os quentes serões de verão,  pensamos proporcionar alguns momentos musicais às gentes de Santo Aleixo. Serões animados e acomapnhados de uma fatia de bolo, um chá, um café, um moscatel… é uma ideia que estamos ainda a amadurecer…

Para o inverno, nada melhor que desfrutar do aconchego do lar, dos serões em família, no quentinho proporcionado pela salamandra da nossa sala.

Ana & Óscar, os proprietários da Aleixo's House
Ana & Óscar, os proprietários da Aleixo’s House

– Quem é o Óscar? E a Ana?

O Óscar é músico de profissão e professor de piano na Academia Luísa Todi, em Setúbal.

A Ana é professora do primeiro ciclo, em Setúbal.

– Quais as mais valias que ajudam a tornar a Aleixo’s House única?

Pensamos que a Aleixo’s House é única, primeiro pelo local privilegiado onde se situa, depois por todo o empenho, carinho e dedicação que nós, enquanto família, colocámos neste projeto.

Quem nos visita, diz-nos isso mesmo, “A Aleixo’s House é a vossa cara. Sente-se todo o carinho com que desenvolveram este projeto!” Isso deixa-nos imensamente felizes, esse é o nosso objetivo, dar a ideia que a Aleixo’s House é um lar no verdadeiro sentido da palavra, mas que não é só nosso, que partilhamos com quem nos queira visitar.

– A sua opinião sobre Santo Aleixo?

Santo Aleixo é uma aldeia encantadora, sossegada e com as suas gentes típicas, onde é comum vermos rebanhos a atravessar as estradas, pássaros de cores espetaculares, um nascer e por do sol fantásticos, procissões, festas, touradas, …

É uma aldeia onde nos apercebemos do empenho e do esforço daqueles que ali vivem e assumem o poder local para proporcionar diferentes dinâmicas que possam acolher visitantes e alegrar os residentes, desde os mais velhos aos mais novos.

No entanto, como tantas outras aldeias do interior, debate-se com problemas de emprego, o que empurra os mais jovens para fora, ficando a aldeia com uma população mais envelhecida. Por isso mesmo, sentimos também que há uma preocupação com esta faixa etária, é exemplo disso a recente obra de construção do Lar para a Terceira Idade que, cumulativamente virá também contribuir para a criação de novos postos de trabalho.

No nosso ponto de vista, seria também de bastante interesse que o Mercado local fosse dinamizado com a venda de produtos frescos, pois é um espaço que sofreu obras de recuperação, que está em boas condições de utilização e que seria um ponto de interesse para os hóspedes da Aleixo’s House e não só…

Veja mais fotos

(cedidas por Aleixo’s House)

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *