“Precisamente” dá a conhecer Olival

O Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, foi convidado a presidir à Sessão de Boas vindas do “Precisamente”, um evento sobre aplicação prática da Agricultura de Precisão que se realizou no dia 27 de setembro na Herdade da Torre das Figueiras, em Monforte, e que juntou cerca de uma centena e meia de participantes que, para além de terem assistido às várias comunicações sobre o tema, visitaram o olival existente nessa exploração agrícola de referência e conheceram a tecnologia usada.

O encontro integrou-se num conjunto de iniciativas promovidas pela TerraPro Technologies que visam desmistificar a utilização das tecnologias de precisão disponíveis para apoio aos agricultores, mostrando a sua facilidade de utilização e alguns resultados práticos nas diversas culturas, desde o milho ao olival.

Gonçalo Lagem focou a sua intervenção, essencialmente, na importância que essa exploração agrícola representa para o desenvolvimento local, frisando que a Sociedade responsável pela sua gestão é uma das principais empregadoras do Concelho, mantendo dezenas de postos de trabalho permanentes.

Referindo-se especificamente às vantagens da Agricultura de Precisão aplicada também na Torre das Figueiras, o autarca afirmou que “é imperativo explorar as novas tecnologias para tornar a gestão agrícola mais eficiente. A TerraPro desenvolveu um sistema de sondas que, permitindo avaliar características do solo, desde a humidade até à sua condutividade, é um excelente instrumento para auxiliar o agricultor a tomar decisões mais apropriadas de modo a otimizar e racionalizar certos recursos cada vez mais escassos, especialmente as reservas de água disponíveis. Desse modo, garante-se que a planta receba apenas a quantidade de água estritamente necessária ao seu saudável desenvolvimento, contribuindo-se, igualmente, para a sustentabilidade ambiental”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *