Sabe quanto é que os partidos vão gastar nesta campanha eleitoral?

Cartazes. Flyers. Canetas e bonés. Jantares de campanha. Gasolina para ir a Santo Aleixo e Vaiamonte no mesmo dia. Isto são apenas algumas das despesas que fazem parte do dia-a-dia de quem anda neste momento em campanha eleitoral.

Mas sabe qual é o orçamento de cada partido candidato à CM Monforte? Uma olhadela rápida na página na internet do Tribunal Constitucional, verificamos que as quatro listas candidatas à Câmara Municipal podem gastar, no máximo, quase 62 mil euros. Em termos orçamentais, a CDU é a lista que tem o maior orçamento, atingindo os 30 mil euros. Já o PS segue logo depois com praticamente 22 mil euros, tal como se pode ver no gráfico seguinte.

Em termos práticos?

No entanto, em termos práticos, a realidade é muito longe do que está no papel. Em conversa com os candidatos, verificamos que a candidatura de Gonçalo Lagem, pela CDU, estima que o gasto real seja de 2500 euros. Já a lista liderada por Cristóvão Crespo refere que o que está planeado gastar deverá rondar os 5000 euros, enquanto que a coligação comandada por Pedro Ferreira de Carvalho estima os gastos em 1500 euros.

Já a candidatura do PS, liderada por Miguel Rasquinho, não refere qual o valor real a ser gasto, referindo apenas que “o orçamento global dos gastos com a campanha ficará certamente muito abaixo daquilo que a lei nos permite”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *