A procissão do S. Mateus é hoje!

O ponto alto das cerimónias religiosas é a Procissão dos Pendões, presidida pelo arcebispo de Évora, José Alves, marcada para hoje, às 18:30, que é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão e que por tradição abre os festejos.
Durante os dias de festa, até ao final deste mês, o Santuário do Senhor Jesus da Piedade, construído entre 1753 e 1779, é visitado por milhares de fiéis.

A romaria de São Mateus é uma das mais importantes do país e o programa dos festejos, inclui cerimónias religiosas, espetáculos musicais e pirotécnicos, corrida de toiros, provas hípicas, exposições, desfiles de bandas filarmónicas, gastronomia e artesanato.

As cerimónias religiosas prolongam-se até ao dia 01 de outubro, com destaque para a procissão de regresso dos Pendões, às 17:30, que encerra as festas do Senhor Jesus da Piedade.
A realizar em recinto coberto, os espetáculos do certame, promovidos pelo município, contam com a participação de Herman José (dia 20), Miguel Gameiro & Pólo Norte Projeto Ibéria (21), Miguel Araújo (22), Xutos & Pontapés (23), Piruka e Diogo Piçarra (28), Matias Damásio (29) e Tony Carreira (30), a partir das 23:00, seguindo-se a atuação de dj.

O recinto das festas, no Parque da Piedade, vai contar ainda com um espaço destinado à divulgação da música popular portuguesa, denominado de “Praça da Feira”, onde os grupos de Elvas vão ter oportunidade de atuar.
A tradição do certame e a devoção dos fiéis ao Senhor Jesus da Piedade são as principais características do evento, que atrai milhares de pessoas, sobretudo de outras localidades do Alentejo e da Estremadura espanhola.
A organização das festas e da feira está a cargo do município e da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *