Notícia publicada por CM Monforte
Integrada no programa do XIV Convívio dos Ex-Combatentes do Ultramar do Concelho de Monforte, o Município de Monforte promoveu, no passado dia 9 de setembro, uma Homenagem a quatro monfortenses Ex-Combatentes do Ultramar Condecorados com a Cruz de Guerra, nomeadamente Alberto José Peças (representado, no ato, pelo irmão Artemiso Peças), Eliseu Martins, Ezequiel Serrano e Lomelino Ideias.
A Sessão Solene teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e, para além do Presidente da respetiva Assembleia Municipal, Rui Manuel Maia da Silva, do Presidente e da Vereadora do Executivo Camarário, Gonçalo Lagem e Mariana Mota, contou com as presenças do Comandante do Regimento de Cavalaria 3 (RC3) de Estremoz, o Coronel de Cavalaria Paulo Ramos, e de Manuel Magrinho, um dos principais organizadores do referido Convívio, do Pároco de Monforte, Padre Joannes, Presidentes das Ligas de Combatentes de Portalegre, Estremoz e Sesimbra, representantes das quatro Juntas de Freguesia que integram o Município e de outros organismos públicos e privados, familiares e amigos dos homenageados e demais assistentes.
Após a cerimónia, seguiu-se a deposição de Coroas de Flores nos dois Monumentos ao Combatente existentes em Monforte, a inauguração de exposição fotográfica e almoço/convívio na Sala Polivalente Municipal de Monforte, durante o qual foi lançado o Livro editado pela Câmara Municipal, intitulado “Memórias de um Marinheiro – Combatente e Lutador”, da autoria de Florindo Paliotes.
Entretanto, e antecedendo o início do almoço, os participantes no Convívio foram convidados a assistir à apresentação pública do Clube Aventura de Monforte, durante a qual Gonçalo Lagem se congratulou pelo aparecimento dessa nova associação, felicitando os elementos dos seus Órgãos Sociais e restantes sócios e desejando-lhes os maiores êxitos.
Segundo declarações de Gonçalo Lagem, “é muito importante preservarmos a memória coletiva, recordando, em particular, episódios marcantes da nossa história que, embora não nos orgulhem, possam contribuir para que não voltem a repetir-se. A presença em Monforte de Ex-Combatentes não é de hoje, mas temos que constatar que foi a partir de setembro de 2016, com as inaugurações da Sala Polivalente Municipal e dos dois Monumentos de Homenagem aos Combatentes promovidas pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia de Monforte, que estes grandes homens começaram a sentir-se muito melhor nesta sua casa.. a sentir-se ainda mais respeitados e admirados. Portanto, é de braços abertos e de coração cheio de emoções que eu, em nome de toda a comunidade do nosso Concelho, lhes dou as boas-vindas!”