Entrevista a Miguel Rasquinho, candidato do PS à CM Monforte

Quais são os principais objetivos e prioridades para o Concelho de Monforte?

Os principais objectivos da nossa candidatura passam pelo desenvolvimento efectivo do Concelho de Monforte. O emprego, as áreas sociais, a cultura, a educação, o desporto, a juventude, o desenvolvimento económico e a promoção turística, entre outras, são naturalmente a nossa maior preocupação. A criação de condições para a instalação de investidores no Concelho é uma das principais ferramentas para este desenvolvimento. No entanto, isso não se consegue apenas e só com a nossa vontade e trabalho. Existem muitos outros mecanismos e ferramentas para conseguir este objectivo. Não podemos ficar fechados só dentro da nossa realidade. Temos que procurar junto das instituições governamentais e não só, formas de ultrapassar os nossos problemas e não nos podemos isolar da restante realidade da região e do país. Outros ( até na nossa região ) estão a conseguir e nós, com a equipa do PS, iremos consegui-lo também. Portugal vive neste momento um franco período de desenvolvimento e crescimento económico e há que saber tirar partido desta actual situação.

Como todos sabemos, ninguém virá ter connosco para nos dar nada de mão beijada! Se não sairmos da nossa zona de conforto e não formos procurar aquilo que necessitamos e merecemos, nunca sairemos do marasmo actual. Assim, no concreto, os grandes objectivos para o Concelho serão a construção do Lar de St. Aleixo, o Centro Escolar de Monforte, a procura de financiamento para a resolução do problema da rede de água e esgotos de St. Aleixo, a disponibilização de novas bolsas de terreno para auto construção em todas as freguesias, a procura e o apoio aos novos investimentos no Concelho, a criação do Regulamento Municipal de Concessão de Regalias e Benefícios aos atuais, futuros e Ex Bombeiros Voluntários de Monforte, a construção dos monumentos de homenagem aos Bombeiros, Tauromaquia e Músicos do Concelho, a promoção dos “ Bonecos de St. Aleixo “ como património desta freguesia, o registo da marca “ Pão de Vaiamonte “ tendo em vista a promoção deste produto e a defesa dos seus produtores nesta freguesia, a criação do Cartão Jovem Municipal Monforte, a requalificação da Praia Fluvial de Monforte, a procura de financiamento tendo em vista o alargamento da estrada municipal de Assumar/IP2 e a devolução gradual do IRS pago pelos munícipes, entre muitas outras. Esta ultima proposta é para nós de uma importância extrema, uma vez que irá permitir a todos os munícipes aumentar a sua disponibilidade financeira. Um pouco na linha daquilo que o actual Governo Central está a fazer, queremos aumentar o rendimento das famílias do Concelho. Ao contrário do que fez o actual executivo, que aumentou o IMI durante três anos ( é claro que o reduziu no ano das eleições… ), a nossa preocupação irá muito em particular para a melhoria das condições de vida de todos.

Uma palavra para o turismo, numa altura que o seu crescimento no país e principalmente do Alentejo é exponencial. É absolutamente necessário que o nosso Concelho seja atraente para quem nos visita. Esse é também um dos nossos objectivos. Não se compreende como é que nas nossas quatro freguesias não exista sequer uma simples placa turística a indicar onde está o nosso património! Esta é uma promessa que podemos fazer e que é de fácil resolução, uma vez que o design já tinha sido por nós criado, faltando apenas a selecção dos locais a identificar, a produção e a aquisição dessa sinalética!

Qual é aquele problema que promete resolver, caso seja eleito?

Hoje em dia as pessoas já não acreditam em promessas vãs. Veja-se o caso do actual executivo que muito prometeu enquanto oposição e que muito pouco fez nos últimos 4 anos. E o que fez, salvo raras excepções, foi fruto ainda do trabalho do executivo PS. Aliás, deixo aqui uma quadra do sábio poeta Aleixo que reflecte muito bem aquilo que foi o actual mandato:

Tu que tanto prometeste
Enquanto nada podias
Agora que podes, esqueceste
Tudo quanto prometias

Assim, os nossos esforços serão colocados em todas as necessidades do Concelho. Obviamente que umas serão mais difíceis de concretizar que outras mas, aquilo que podemos prometer, é uma enorme dedicação à causa e a todas as freguesias por igual! Queremos destacar isto mesmo, a não discriminação de qualquer freguesia. Todas serão tratadas por igual e todas terão exactamente o mesmo empenho e dedicação. Aliás, com o PS voltaremos a ter um pelouro só para o relacionamento com as freguesias da responsabilidade do Vice Presidente. Foi uma situação criada no nosso mandato e que deu excelentes resultados! Os autarcas de freguesia, bem como todos os seus habitantes tinham ali sempre alguém, fosse a que hora fosse, para ajudar na resolução dos problemas.

Siga a numeração para continuar a ler a entrevista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *