Entrevista a Gonçalo Lagem, candidato da CDU à CM Monforte

Veja aqui o video gravado em Santo Aleixo.

– Como foram os últimos quatro anos na CM Monforte? O que correu bem e o que correu menos bem?
O Mandato correu muito bem, dentro daquele que era o cenário que herdámos. Conseguimos vencer as grandes dificuldades em que encontrámos o Município e invertemos completamente essas condições. Posso afirmar que o balanço do mandato foi daqueles em que houve maior investimento de sempre e a maior recuperação financeira de sempre desde a instalação do Poder Local. Isso é indesmentível. Captámos investimentos, financiamentos, celebrámos parcerias, aumentámos a receita, para fazer face aos problemas. Este aumento da receita, foi sem sacrificar os Munícipes, isto está bem patente, porque quando falam no aumento da água, todos sabemos que foi uma imposição legal. Quem disser o contrário estará a cometer uma injustiça e quem não o fizesse, uma ILEGALIDADE. Isto é do conhecimento geral.
Encontrámos uma Câmara sem projectos, ao contrário do que alguns dizem, apenas com intenções (muito poucas) espelhadas em bonecos, sem projectos sustentáveis, exequíveis e sem qualquer tipo de financiamento. Limitaram-se apenas a cumprir calendário, a cumprir o prazo de amortização dos empréstimos e sob essa bandeira, sem criatividade, interesse e competência, desculparam-se com a dívida herdada. Não houve uma política pro activa para vencer os problemas, os mesmos, que nós encontrámos. Nós não só demos a volta aos problemas, como incrementámos a política de proximidade ao serviço das pessoas. Concretizámos obras que as pessoas reivindicavam há anos e foram muitas. Ajustámos a necessidade das pessoas, à oportunidade de financiamento comunitário e se assim for sempre, teremos em 2021 uma Câmara sem dívidas. Em termos de obras e investimentos, passo a designar:

Inaugurámos o CIT em Monforte, projecto do anterior executivo que nós terminámos. Projecto este que nos deu imenso trabalho, devido ao fraco financiamento e à forma atabalhoada como este CIT estava pensado. Este projecto foi ao nível da acção do anterior executivo. Fraco, muito fraco. Sem Norte, sem soluções e sem capacidade de mobilização de pessoas.
Nós, com o contributo decisivo, boa vontade , determinação e muita criatividade dos funcionários, lá conseguimos inaugurar o CIT com a dignidade exigida. Monforte tem características únicas no Mundo da tauromaquia e matéria prima de sobra para ter feito um CIT em Monforte diferenciador. Mas as condições negociadas, já não nos permitiram alterar. Tivémos que cumprir o que estava negociado, sob pena de não recebermos o escasso montante conseguido.

Idealizámos, projectámos, e concretizámos:
– Sala Polivalente para eventos em Monforte
– Requalificação do bairro do tapadão em Monforte
– Construção do parque Infantil do tapadão em Monforte
– Passeio Pedonal junto à escola com passadeiras elevadas e sinalética na R Professor rosado Correia
– Requalificação da escola Primária de Monforte, com Climatização
– Pavimentação da envolvente dos BVM
– Requalificação da Entrada Sudeste, com passeio pedonal(entrada sudeste-calçadinha) e semáforos na entrada sudeste e Sul. (obra a decorrer)
– Requalificação do Hospital Velho e CEFUS (Obra em fase de conclusão)
– Casa Mortuária (obra a decorrer)
– Temos financiada a ciclovia do tapadão (ainda em fase de projecto, mas a verba garantida)
– Requalificação do Bairro da Asseca em Vaiamonte
– Construção da Sala Polivalente de Vaiamonte para ATL e refeitório ( iniciada brevemente)
– Requalificação do Jardim da Fonte de baixo em Assumar
– Requalificação do Loteamento dos Loureiros em Assumar
– Parque Infantil no jardim de Infância em Assumar
– Parque Infantil no jardim de Infância em Monforte
– Início do Lar de Santo Aleixo, que depois de mentiras consecutivas (digo isto à vontade, porque quando um Presidente no dia a seguir às eleições, depois de as ter perdido, emite um comunicado à população de Santo Aleixo a dizer que a candidatura do lar tinha sido aprovada e que o lar deveria começar nos próximos meses, foi surreal, uma atitude que envergonhou a população e uma mentira sem vergonha) com muito trabalho conseguimos esta grande vitória.
– Organização da Monforte ex libris
– Aquisição de um terreno de 7ha em Monforte para ampliação da Zona Industrial
– Aquisição de um autocarro
– Aquisição de 1 camião
– Aquisição de 2 carrinhas (a aguardar o visto para leasing, mas está cabimentada a verba)
– Política Desportiva sem Precedentes
– Política Cultural sem precedentes
– Cartão ABEM
– Universidade Sénior de referência Nacional
– Assinatura do acordo de financiamento com o Ministério da Educação para Construção do Centro Escolar de Monforte.
– Redução da Dívida de 3,5 milhões de Euros para 1,6 milhões de euros.
– Liquidação do empréstimo de curto prazo que durava na Câmara há 30 anos no valor de 366 mil euros..

Isto foram as obras conquistas e acções que se podem ver e comprovar, nossas, com o cunho exclusivo desta equipa. Porque muito haveria a acrescentar, a acessibilidade e proximidade de um executivo, o ouvir as pessoas, a resolução dos problemas, a disponibilidade e empenho demonstradas ao longo deste mandato, destacam-se. Terminou o período em que se marcava uma audiência com o Presidente com 15 dias de antecedência e depois nesse dia, era desmarcada para nunca mais ser marcada. Isto acontecia.
É claro que errámos também, mas só porque fizemos muito. Quem não faz, não erra. Compete aos outros candidatos detectar esses erros, que também os assumo, mas acertámos muito mais do que errámos, essa é a realidade. O que correu mal, não teve a ver com a nossa acção directa propriamente dita. Não havia muito a alterar, do que faria hoje se o tempo voltasse atrás. A Câmara quando iniciámos funções, estava completamente ingovernável.

Siga a numeração para continuar a ler a entrevista.

One thought on “Entrevista a Gonçalo Lagem, candidato da CDU à CM Monforte

  1. O NOSSO CONCELHO DE MONFORTE ,
    MERECE ESTA EXCELENTE EQUIPA DA CDU TENDO COMO PRESIDENTE O NOSSO AMIGO GONÇALO.
    TODOS NÓS RECONHECEMOS O EXTRAORDINÁRIO TRABALHO QUE ESTÁ À VISTA NESTES ÚLTIMOS 4 ANOS.
    DEPOIS DE TER RECEBIDO A NOSSO MUNICÍPIO COM ENORMES DIFICULDADES.
    POR ISSO OS PRÓXIMOS 4 ANOS COM A CDU E COM ESTÁ EXCELENTE EQUIPA O NOSSO LINDO CONCELHO DE MONFORTE VAI ESTAR MUITO MELHOR.
    COMO MONFORTENSE O MEU OBRIGADO
    Artemiso Peças

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *