Município valoriza Património Cultural

Publicado por CM Monforte

Editado pela Câmara Municipal de Monforte, “Cantigas da minha rua” é o último livro de Aldina de Jesus Cortes Gaspar, escritora/poetisa nascida em Santo Aleixo, que aproveitou a realização das Festas em Honra de Santo Aleixo, o santo padroeiro da Freguesia de Santo Aleixo, Concelho de Monforte, para o apresentar ao público numa das salas da Casa da Cultura, onde estava patente a exposição etnográfica, “Ecos do Passado”, que a escritora, em colaboração com muitos populares que cederam as peças expostas, organizou e integrou no programa das referidas festas, que decorreram de 18 a 22 de agosto.
A obra, segundo esclareceu a autora, reúne “100 cantigas, por mim, aprendidas e cantadas (quando menina) e guardadas, até aos dias de hoje. Algumas através de registo escrito. Outras, apenas, na minha memória”.
A Vereadora da Cultura, Mariana Mota, acompanhada por Aldina Cortes e por Teresa Cunha, a Dirigente da Unidade sociocultural, educação e desporto do Município de Monforte, visitou a exposição e afirmou que “a Câmara Municipal estará sempre recetiva a todas as iniciativas que contribuam para a divulgação, preservação e valorização do nosso património cultural. Neste caso, temos que felicitar duplamente a nossa conterrânea de Santo Aleixo, pois esta magnífica mostra etnográfica a ela se deve e esta sua recolha de cantigas é, afinal, um precioso documento que eleva ainda mais estes géneros de expressão cultural de raiz popular”.

Veja aqui a Galeria Fotográfica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.