Município inicia construção do Lar de idosos de Santo Aleixo

Notícia publicada por CM Monforte

“Com dedicação, empenho e verdade o sonho torna-se realidade” foi esta a mensagem que Gonçalo Lagem, o Presidente do Município de Monforte, quis deixar inscrita na primeira pedra da construção do Lar de Idosos de Santo Aleixo, uma das quatro freguesias que integram esse Concelho, e que, no passado dia 21 de agosto, foi colocada pelo autarca e, seguidamente, abençoada pelo Padre Joannes, o Pároco do Concelho e Presidente da Direção do Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, instituição que ficará responsável pela gestão dessa estrutura residencial para idosos.
O ato realizou-se na presença do Diretor do Centro Distrital de Portalegre da Segurança Social, João Carlos Laranjo, do Presidente da Assembleia Municipal, Rui Maia da Silva, do Vice-Presidente da Direção e do Tesoureiro do referido Centro Social, respetivamente Adélio Sardinha e José Sardinha, e da respetiva Diretora Técnica, Maria Silva, do Presidente dessa Junta de Freguesia, António Bagorro, do Vice-Presidente e da Vereadora da Câmara Municipal, Fernando Saião e Mariana Mota, do engenheiro responsável pelo acompanhamento da obra, José Rosa, e de inúmeros populares que, apesar do calor extremo que se fazia sentir, quiseram testemunhar o arranque dessa obra que, há décadas, os santoaleixenses tanto reclamavam.
Refira-se que o Contrato da Empreitada, adjudicada à Lado Renovado – Construções Lda, foi assinado em junho deste ano e, já em agosto, quando recebeu a notificação do visto do Tribunal de Contas, Gonçalo Lagem não quis que passasse mais tempo e agendou para dia 16 o ato de assinatura da consignação da obra. Cinco dias depois, estava a colocar a primeira pedra, assinalando, assim, o início da construção.
Em declarações, Gonçalo Lagem reafirmou que “o executivo, ciente das dificuldades e necessidades do nosso território, diagnosticou como um dos investimentos prioritários o Lar de Idosos de Santo Aleixo. Finalmente conseguimos este grande objetivo, respondendo a este grande anseio da população. Esta vitória dedico-a a todos os munícipes em geral, mas do fundo do coração a todos os santoaleixenses em particular. Parabéns e mãos à obra. Muito, muito contente! Somos felizes quando nos dedicamos e conseguimos”.
“Estamos em época de eleições”, continuou, “mas os mandatos são de quatro anos e este ainda não acabou. Partimos para as eleições de consciência tranquila e, acreditem, não há sentimento mais reconfortante. Empregámos a nossa dedicação e o nosso esforço em benefício de uma gestão autárquica rigorosa e responsável que se repercutiu em melhorias significativas quanto ao bem-estar das populações. Portanto, e considerando que o Lar de Santo Aleixo é uma das mais importantes obras de sempre, temos que reconhecer que o nosso mandato excedeu em muito as melhores expectativas” e especificou, “aproximámo-nos mais das populações, estivemos presentes em todos os momentos, promovemos o reequilíbrio financeiro do Município, conseguindo captar avultados fundos financeiros e realizámos um dos maiores investimentos de sempre num mandato autárquico. Quando ninguém pode desmentir esta realidade, só podemos estar de consciência tranquila, calmos e confiantes. Este sentimento foi mais uma vez provado aqui, hoje, na Freguesia de Santo Aleixo”.
Com capacidade para acolher 33 idosos, o Lar de Idosos, além de colmatar uma necessidade em termos sociais, pois, em Santo Aleixo, só existem as valências de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, desenvolvidas pelo Centro Social e Paroquial de Santo Aleixo, vai também permitir a criação de 20 postos de trabalho diretos. Por outro lado, ao ceder a sua exploração ao Centro Social e Paroquial, o Município está a reforçar a sustentabilidade dessa instituição garantindo, a sua subsistência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *