Cão da Serra de Aires novamente em “casa”

Notícia publicada por CM Monforte

Se dúvidas ainda persistissem relativamente às origens do Cão da Serra de Aires, sabe-se hoje, com toda a certeza, que essa raça canina de pastoreio é oriunda da serra com o mesmo nome situada na Freguesia de Santo Aleixo, uma das quatro que integram o Concelho de Monforte. Essa certeza junta-se a tantos outros resultados derivados do trabalho que a ACSA – Associação do Cão da Serra de Aires tem estado a desenvolver ao abrigo de uma parceria que estabeleceu com o Município de Monforte. De entre as várias ações que estão a ser articuladas a partir do Centro de Reprodução do Rafeiro do Alentejo e do Cão da Serra de Aires, propriedade da autarquia, com o intuito de melhorar, preservar e valorizar o Cão da Serra de Aires, a ACSA já organizou, em Santo Aleixo, três Concursos Regionais, integrando-os no programa das festas de Santo Aleixo, o santo padroeiro dessa freguesia.

O terceiro Concurso, que, este ano, decorreu no dia 18 de agosto, para além da colaboração prestada pelo Município, contou também e uma vez mais com o apoio da respetiva Junta de Freguesia e com o patrocínio da empresa “Torre do Frade” através da oferta de várias garrafas de vinho da sua adega que foram distribuídas pelos premiados.
Estiveram a concurso 30 exemplares da raça oriundos de vários pontos do país incluindo alguns apresentados por três criadores vindos propositadamente da França, Bélgica e Suíça para participar neste novo regresso anual do Serra de Aires à sua casa.
Para além de concorrentes, organizadores, juiz e demais convidados, a Câmara Municipal de Monforte fez-se representar pela Vereadora da Cultura, Mariana Mota, e pela Dirigente da Unidade sociocultural, educação e desporto, Teresa Cunha Sardinha.

Veja aqui a Galeria Fotográfica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *