Feriado celebrado com Romaria

Notícia publicada por CM Monforte

O Município de Monforte celebrou o seu Feriado Municipal integrando, novamente, a Romaria a Nossa Senhora dos Prazeres no programa das festas que decorrem no lugar com o mesmo nome localizado na Freguesia de Monforte, a cerca de 7km’s da vila de Monforte.

Recorde-se que o Feriado Municipal de Monforte está instituído desde 1977, comemorando-se, todos os anos, na segunda-feira de Pascoela, pois a deliberação foi tomada de modo a fazê-lo coincidir propositadamente com o último dia das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Prazeres porque nesse dia realizavam-se os festejos religiosos, atraindo centenas, ou milhares de devotos que aí se deslocavam em romaria para assistir à Missa e participar na Procissão que se seguia, reunindo-se posteriormente com as suas famílias e amigos numa zona campestre próxima, onde almoçavam e prolongavam o convívio até cair a noite.

Embora tenham mudado, apenas, os meios de transporte usados pelos romeiros, esta tradição de raiz popular, cuja origem se perde no tempo, tem vindo a cumprir-se até aos dias de hoje.

Portanto, e procurando recriar a “romaria d’antigamente”, a Câmara Municipal organizou, pelo 11º ano consecutivo, uma reconstituição histórico-etnográfica que envolveu, uma vez mais, centenas de participantes que, a cavalo e em carroças, se trajaram à moda de épocas passadas ou usaram, simplesmente, um lenço que os identificou como romeiros e outros que não tiveram lugar nas carroças deslocaram-se em atrelados de tratores disponibilizados por vários agricultores. Refira-se que tanto as carroças como estes reboques são cuidadosamente ornamentados com ramos e flores.

Outro aspeto que tem marcado as realizações destas romarias e que merece ser realçado é a atenção que inúmeros órgãos de comunicação, nacional e regional lhes têm dedicado. A edição deste ano não foi exceção, pois contou com a participação de Manuel Luís Goucha que, ao longo da romaria e, posteriormente, no lugar de Prazeres, fez três diretos no “Você na TV”, o programa da TVI que apresenta com Cristina Ferreira, e preparou uma reportagem com mais de 11 minutos que foi transmitida também no mesmo programa do dia 28 de abril.

Entretanto, e após a celebração da missa, seguida da procissão, todos os intervenientes na romaria e convidados, aos quais se juntaram muitos outros festeiros, participaram numa mostra gastronómica com produtos do Concelho (vinhos, enchidos, queijos, pão) oferecidos pelos respetivos produtores, porco assado no espeto e açorda (a receita da venda das tigelas reverteu a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte), realçando-se o excelente convívio que se prolongou ao longo da tarde com muita animação.

Veja aqui a Galeria Fotográfica

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *