Entrevista ao Presidente da SAJ: Renato Silva

Como encontrou a SAJ quando tomou posse?

É uma pergunta que pode ser entendida de várias maneiras, mas vou responder em relação ao que acho que queres com resposta. A SAJ quando tomei posse era pouco frequentada pelos jovens de Santo Aleixo, o porquê não sei responder! Eu e os membros que tomámos posse nessa altura queríamos de algum maneira acolher e manter os jovens na SAJ, e até conseguimos, mas não por muito tempo!!!Os cafés sempre tiveram mais procura por parte dos jovens, a muita diferença de idades nesta aldeia entre os jovens pode ser uma razão em que os mais novos sentem-se mais adultos por estarem em sítios que os mais velhos frequentam!!!

Quando tomei posse tentei de alguma maneira mudar ( e os outros órgãos da SAJ) essa ideia e dar-lhes a entender que em Santo Aleixo havia e há um espaço onde podem estar e usufruir de tudo o que há nesses espaços que habitualmente frequentam, com a vantagem de estarem próximos de pessoas das mesmas faixas etárias deles. Como todas as novidades, até “colou” mas passado alguns tempos voltou tudo à normalidade!

Como é ser jovem em Santo Aleixo?

Ser jovem em Santo Aleixo é (acho eu) o que é para todos os jovens de aldeias pequenas com poucos habitantes em que a maioria tem mais de 50 anos. Estudar e ir para a universidade e se de início ainda voltam à aldeia de semana a semana passado 1 ou 2 meses  já só vêem de mês a mês, que é o que se passa em Santo Aleixo, ou alugar/comprar uma casa na cidade onde é o seu posto de trabalho e aí formar família porque fica menos dispendioso do que ir e vir todos os dias/semanas para Santo Aleixo. Emigrar, também é solução.

Como foi 2016 na SAJ?

2016 foi um ano de poucas atividades na SAJ. A vida pessoal de alguns órgãos impossibilitou-lhes a continuidade ativa e regular na SAJ. o que para eles é bom porque em Santo Aleixo um futuro promissor está condenado ao insucesso! Por esse motivo, tentámos apenas restringir-nos ao plano de atividades anual.De resto, conseguimos uma maior afluência de jovens por altura do Europeu em que Portugal foi campeão e passámos grandes momentos de convívio na SAJ.

Poderemos ver a SAJ em algum desporto colectivo? Por exemplo, Futsal?

A SAJ já cedeu patrocínio em alguns torneios de futsal de verão a equipas de jovens da freguesia mas ter uma equipa para ingressar num campeonato, fosse qual fosse a modalidade, seria bastante difícil por vários fatores! Com isto não digo que seja impossível. Até porque há uma associação nesta freguesia que sempre liderou melhor esse tipo de assuntos. Apenas nunca se falou nesse assunto nesta direcção, mas nada é impossível, apenas nos é mais fácil entregarmo-nos com mais vontade a uma atividade a curto prazo do que uma a longo prazo!

Perspetivas para este ano? Que eventos poderemos esperar?

Estamos ainda em fase de planeamento de atividades anuais e, como referi antes, a ausência e indisponibilidade de alguns membros da SAJ faz com que o trabalho de secretaria se vá amontoando e demore mais tempo a ser executado, logo aí é tempo gasto num serviço que já deveria ser de ideias para o novo ano… Mas temos mentes muito férteis, jovens e capazes o que significa que vamos manter o normal plano que enviamos todos os anos para a Câmara Municipal onde pretendemos fazer um evento , quase, em todas as datas festivas e durante o ano tentaremos fazer alguns eventos extra dependendo é claro da disponibilidade de todos.

Relação da SAJ com a JF de Santo Aleixo e a CM Monforte?

A relação da SAJ com a Junta de Freguesia  é boa e de apoio incondicional a qualquer evento/atividade que nós pretendamos fazer. Sempre nos meteram à disposição todos os tipos de apoio, acredito que falo por todos os membros da SAJ quando digo que só temos a agradecer ao Sr. Presidente António Bagorro. Com a Câmara Municipal o mesmo acontece, a disponibilidade do Sr. Presidente Gonçalo Lagem é impressionante para este tipo de associações, sei do que falo porque já compactuámos com outras associações do concelho num evento e mostrou-se sempre presente. Numa associação destas, numa aldeia como Santo Aleixo, não se poderia esperar outro tipo de relação que não a que existe, são pilares imprescindíveis ao bom desempenho e continuação das mesmas.

Defina Santo Aleixo em breves palavras?
Lugar pacato e de grandes amizades, Não foi em Santo Aleixo que nasci mas com toda a certeza é Santo Aleixo que quero para “última morada”(Daqui por muitos anos)!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *