Convívios

Caros amigos Santo Aleixenses

Durante 4 anos, entre 1999 e 2002, efectuaram-se no Parque do Serrado em Cruz de Pau, Amora-Seixal, os convívios anuais dos Amigos e Naturais de Santo Aleixo, festa tida por muitos como o que de melhor se fazia na nossa aldeia de Santo Aleixo.

Começo por recordar o primeiro convívio, que, para mim foi o mais emotivo. Não só por ser o primeiro, mas, porque vi o entusiasmo da população, como as pessoas se relacionavam, um abraço de quem não se via há muitos anos. Aliás, muitos deles desde a guerra do ultramar, dava lugar a sair uma lágrima no canto do olho.

Recordo com certa nostalgia aquelas tardes dançantes, os jogos tradicionais, a musica popular e o entusiasmo com que todos os amigos e naturais de Santo Aleixo se divertiam durante esse dia.

Foi também nesta altura que nasceu este site, iniciativa de um jovem na altura com apenas 16 anos e que celebra agora o seu 10º aniversário.

Mas voltando aos convívios. Todos os anos havia mais pessoas a participar, o que era sinal de contentamento da população, levando a entender que o que se estava a fazer era bem feito e muito bem organizado, por parte da Comissão dos Convívios.

Neste dia de convívio, os grelhadores não paravam de se apetrechar com a boa sardinha a bela febra e o tão bom entrecosto acompanhado do bom tinto e branco da nossa região. Pela tarde aparecia a cerveja bem gelada e a festa continuava. No final da tarde, havia sempre alguém com um “grãozinho na asa.”

É muito importante realçar o apoio da Câmara Municipal de Monforte, da Junta de Freguesia de Santo Aleixo, da Junta de Freguesia de Amora, da companhia de seguros Mundial Confiança, da Delta Cafés do Sr. Comendador Rui Nabeiro, das tintas Hempel de Palmela e de vários outros pequenos agricultores e comerciantes da nossa freguesia. Sem esta gente de Santo Aleixo, os Encontros dos Amigos e Naturais de Santo Aleixo não teriam sido tão grande e de tremendo sucesso.

Termino informando que estes convívios deixaram de se realizar devido aos afazeres profissionais do grande mentor desta iniciativa (António João Pires), mas que tem em mente fazer nem que seja só mais um convívio para chegar ao 5º Convívio dos Amigos e Naturais de Santo Aleixo.

Bem Hajam,

António Pires

 

Comissão ao longo dos 4º Convívios: António João Pires, Manuel José Pegacho, Lourenço Fialho, António Alter, Vicente Merendas, Manuel Pintado, António Boguinhas, José Trindade, Damião Rega, Joaquim Pegacho, Joaquim Plácido, José Rancheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *